Histórico

No ano de 2006, com o objetivo de atender a necessidade de atualização profissional dos empresários das áreas representadas pelo SESCAP Campos Gerais é realizado o I Ciclo Empresarial de Prestadores de Serviços - CEPS.

O presidente na época, Aguinaldo Mocelin, idealiza o evento com a intenção de reunir o empresariado local para propor temas de relevância na área de prestação de serviços.

De 25 a 27 de outubro, na Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG, foram realizadas as seguintes palestras: “Fundamentos Legais do RH” (proferida pelo Sr. Valdir Slompo de Lara e pela Sra. Regina Célis Trierweiler), “Incidências Previdenciárias” (proferida pelo Sr. Júlio César da Silva), “Legislação Estadual” (proferida pelo Sr. Antônio Jair dos Santos), “Auditoria” (proferida pelo Sr. Dário Alberto Pires de Castro) e “Marca X imagem do profissional liberal perante o cliente do mercado de trabalho” (proferida pelo Sr. Dário Alberto Pires de Castro).

Na noite do dia 26 de outubro, no Cine Teatro Ópera, houve a palestra “Toque de Despertar”, ministrada pelo Sr. Paulo Stavitski. Esta primeira edição do CEPS contou com a participação de 476 pessoas e se realizou com o apoio da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – FENACON e do Conselho Regional de Contabilidade – CRC.

A segunda edição do CEPS realizou-se no período de 19 a 21 de setembro de 2007, no Centro de Cultura de Ponta Grossa e contou com 500 participantes. Foram realizadas as seguintes palestras: “Dano moral e material no Direito do Trabalho” (proferida pelo Sr. Edmilson Rodrigues Schiebelbein), “NTEP E PPP – Previdência” (proferida pelo Dr. Antônio Techi), “A importância da contabilidade para a gestão empresarial” (proferida pelo Sr. Roberto Aurélio Merlo), “Controladoria” (proferida pela Sra. Neuma Zubek Valente), “Passivo ambiental” (proferida pelo Dr. José Robson da Silva), “Normas de segurança do trabalho” (proferida pelo Sr. Sidney Zanetti) e, na última noite de palestras, no Cine Teatro Ópera, a palestra-show “Gerenciando a sua empresa como uma orquestra” (proferida pelo Maestro Raul Alberto Marinuzzi).

Em 2008, a terceira edição do CEPS ocorreu no período de 23 e 24 de outubro e teve 686 participantes. Este evento contou com o apoio das seguintes instituições de ensino superior: a Faculdade Santa Amélia – SECAL (representada na comissão organizadora pela Profª. Rúbia Carla Santi) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (representada na comissão organizadora pela Profª. Marta Lúcia Schaedler). Nesse ano, foram realizadas duas palestras, tendo por local o Cine Teatro Ópera: “Sua empresa pode ganhar mais’ (proferida pelo Sr. César Abicalaffe) e a palestra-show “Colaboradores brilhantes, líderes fascinantes’ (proferida pelo Sr. Daniel Godri).

Como o evento passou a ter, a cada ano, um sucesso maior e houve um aumento significativo em o número dos participantes, no ano de 2009 o CEPS passou a se realizar num ambiente maior: o Clube Princesa dos Campos, mais conhecido como Clube Verde. Assim, o IV CEPS ocorreu no período de 26 a 30 de outubro e contou com 901 participantes. Nesse ano, para a realização do evento, o SESCAP Campos Gerais teve, na presidência, o Sr. Aguinaldo Mocelin e, como coordenador geral do evento, o Sr. Jaime Luis Krum. Importantes participações foram, também, das seguintes entidades: a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG (representada pelo Sr. Rafael Lizieri), a Faculdade Santa Amélia – SECAL (representada pela Profª. Rúbia Carla Santi), a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (representada pela Profª. Marta Lúcia Schaedler e pelo Prof. Luiz Antônio Brandalise) e o Instituto Veros (representado pelo Sr. Antônio Jair dos Santos). Nesta edição, foram realizadas as seguintes palestras: “O poder da equipe eficaz” (proferida pelo Sr. Raul Marinuzzi), “Reflexos da carga tributária no desenvolvimento do Brasil” (proferida pela Sra. Marta Arakaki), “A importância da contabilidade na gestão empresarial’ (proferida pelo Sr. Roberto Merlo), “Gestão jurídica do passivo ambiental: a prevenção de responsabilidades como importante aliada na competitividade das empresas” e a palestra-show com Clóvis Tavares (palestrante de renome nacional) com o tema: “Talento com planejamento supera crise e adversidades”.

O V CEPS realizou-se no Clube Verde, apesar da participação cada vez maior de associados do SESCAP Campos Gerais, do empresariado local e dos acadêmicos das instituições de ensino superior parceiras solicitar um local maior. Essa edição aconteceu no período de 18 a 22 de outubro de 2010, com 810 participantes. A presidência do SESCAP Campos Gerais foi exercida pela Sra. Elisete Prestes e a coordenação geral do evento foi do Sr. Antônio Jair dos Santos. As entidades parceiras foram: a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG (representada pelo Sr. Denilson Ferreira Amarildo Prâmio), a Faculdade Santa Amélia – SECAL (representada pela Profª. Rúbia Carla Santi), a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG (representada pela Profª. Marta Lúcia Schaedler e pelo Prof. Luiz Antônio Brandalise), o Instituto Veros (representado pelo Sr. Antônio Jair dos Santos) e a Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB (representada pela Profª. Nelcimara de Oliveira). Nessa edição, foram realizadas as seguintes palestras: “A Ascensão da Nova Classe Média Brasileira: Valores e Políticas Públicas em Xeque” (proferida pelo sociólogo Dr. Ruddá Ricci), “Superando Barreiras” (proferida pela Deputada Federal Célia Leão), “Responsabilidade Civil nas Relações de Emprego” (proferida pelo Prof. Edmilson Rodrigues Schiebelbein), “Inovação: Como Empreender – Ações Transformadoras na Empresa e na Vida Pessoal” (proferida pelo Prof. Gretz) e “Educação Fiscal e Controle Social dos Gastos Públicos”, seguida da peça teatral: “O Auto da Barca do Fisco” (comédia que satiriza a corrupção e os gastos públicos no Brasil).

Em sua sexta edição, buscando inovar e proporcionar um maior conforto aos participantes, a comissão organizadora do CEPS decidiu realizar o evento no Teatro Marista, por que esse local possui uma capacidade de 750 lugares. Assim, o VI CEPS realizou-se entre os dias 04 a 07 de outubro de 2011. As entidades parceiras dessa edição foram: a Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Ponta Grossa – ACIPG, a Faculdade de Telêmaco Borba – FATEB, a Faculdade Santa Amélia – SECAL, o SESCAP Campos Gerais, o Sindicato das Empresas de Contabilidade de Ponta Grossa – SICOPON e a Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Foram realizadas as seguintes palestras: “É conversando que a gente se entende - a importância da comunicação interpessoal” (proferida pela jornalista Leila Ferreira), “Contabilidade: fonte de segurança e lucro empresarial” (proferida pela Sra. Lúcia Young), “Motivação para atitudes de resultado” (proferida pelo Prof. Heinz) e “A arte de transformar menos em mais” (proferida pelo Sr. Dalmir Sant’Anna).

Devido ao seu crescimento qualitativo e quantitativo, o Ciclo Empresarial de Prestadores de Serviços – CEPS se transformou em congresso em 2012, passando a ter a denominação de Congresso Empresarial de Prestadores de Serviços – CEPS. Foram realizadas as seguintes palestras: Profº Steven Dubner (”Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”) – ProfºRoberto Aurélio Merlo – (“Controladoria na Gestão Empresarial.”) – Bernt Entschev (“Como construir sua marca”) – Paulo Storani (“Construindo uma Tropa de Elite”).

O Congresso Empresarial de Prestadores de Serviços – CEPS, trouxe em 2013, os seguintes palestrantes: Luiz Carlos Hauly – (“Aspectos Econômicos do Paraná para Contabilistas e demais Empresários na área”.) – Claudio Tomanini – (“Novo Mercado, Novas Competências ao Empresário Contábil.”) – Honório Futida (“O Futuro do Contabilista no Brasil.”) – Clóvis Tavares - (“Treinador Esportivo.”).

Em uma nova composição a formatação de 2014 ficou em três dias de palestras: Carla Galo (Talk Show), – Anderson Hernandes (O poder do Marketing na Área Contábil e na Gestão Empresarial), – Rafael Baltresca (Aspectos Subconsciente do Sucesso).

No ano de 2015 a formatação continuou a mesma, o Congresso foi realizado em três dias no Auditório do Hotel Slavieiro com as palestras: Adriana Albuquerque (Superação e Resultados Sensacionais), Helder Moreira (Lições Corporativas de Elvis Presley by Helder Moreira) e Roberto Dias Duarte (Sped: Uma Abordagem Empresarial).

Em 2016 o evento foi realizado em apenas dois dias, e contou com o apoio do CRC-PR e SEBRAE, responsáveis pelas palestras com Lucélia Lecheta – “Gestão de escritório contábil: A experiência de uma mulher empreendedora” e Regina Nakayama – “MARKETING PESSOAL - Cuide de sua melhor marca: VOCÊ”, respectivamente.

O CEPS acontece com o intuito de promover atualização e o treinamento dos colaboradores das empresas filiadas ao SESCAP Campos Gerais, entre outras, bem como oportunizar aos acadêmicos um contato com a realidade de mercado de trabalho.